Uma plataforma B2B bem estruturada transmite mais credibilidade às marcas do segmento. Por ser focada em vendas de maior volume, ela permite reconhecimento e alcance, já que atende especificidades tanto de empresas grandes quanto pequenas, independente da distância.
Segundo a Forrester Research, as vendas via e-commerce nesse setor devem chegar a 1,18 trilhão de dólares. O valor diz respeito a 13,1% de toda a venda B2B americana. Antes mesmo da pandemia, transações B2B no comércio eletrônico, nos Estados Unidos, movimentaram US$1,1 trilhão em 2019. Neste sentido, a McKinsey aponta que a participação do comércio eletrônico nas empresas B2B aumentou 62% em 2020. O dado corresponde aos primeiros meses da pandemia, mas não aponta chance para recuo. A nível mundial, as transações nesse formato correspondem a US$12,1 trilhões.
Assim, o aceleramento do uso das plataformas se intensificou. E mais do que isso: empresas precisam ampliar seu leque de fornecedores e demais serviços. E, neste sentido, a rede é um ótimo canal para isso. Marcas sérias estão na internet e podem atender outras tantas.
Assim como diversos segmentos de negócios na internet, o e-commerce B2B também reserva uma série de particularidades. Por meio desses diferenciais é possível influenciar a compra e os rendimentos do negócio. Confira os principais!
O multi catálogo é uma ferramenta muito importante para as plataformas B2B. Por meio delas é possível que os parceiros analisem produtos diversos. Ele permite que se tenha acesso a estes materiais. Independente da região ou perfil de cada um. Afinal, estão todos disponíveis. Além disso, é comum uma companhia ter linhas de produtos específicos. Eles são vendidos somente para alguns clientes ou em determinados canais de venda.
A garantia de um suporte qualificado é muitas vezes o grande diferencial de um negócio. E em uma proposta como esta não seria diferente. Com tantos detalhes, como multicatálogos, pedidos, valores e condições diferentes, é necessário um suporte a altura. A fornecedora da plataforma precisa atuar para garantir eficiência nos processos. Além disso, criar oportunidades, resolver problemas técnicos e oferecer atendimento especializado.Tudo isso contribui para o relacionamento entre as empresas. Ademais, aumenta sua credibilidade e a satisfação dos parceiros.
O frete também é fundamental para o bom desempenho de qualquer negócio. A maioria das transações do comércio digital B2B são transportadas por duas modalidades de frete: o CIF (Cost, Insurance and Freight) e o FOB (Free On Board). O primeiro opera com a empresa vendedora como responsável pelos custos logísticos ou mesmo realizando ela própria a entrega para a compradora. No segundo, os custos ficam por conta da de quem compra.
Em e-commerces B2B, o tamanho das operações e as questões fiscais exigem das empresas mais de um centro de distribuição. A escolha daquele que vai atender ao parceiro vai depender das características do pedido. Neste sentido entram localização do estoque, prazo e custos. Mas também a fiscalização por meio de impostos, taxas e procedimentos fiscais.
Além dos parceiros, vendedores e representantes comerciais também utilizam a plataforma B2B de e-commerce. Para este público é cedido um acesso especial. O que permite que podem consultar catálogo e pedidos de clientes. Ademais, fazer o acompanhamento e visualizar suas comissões. Mas, principalmente, é possível visualizar as condições e preços para cada grupo de parceiros, o que facilita seu poder de negociação.
A integração de ferramentas agiliza o processo de vendas. Funções de pagamentos e logística também.Um software é um meio de reduzir obstáculos e diminuir riscos de perda de informações. Além disso, permite aumentar o controle das atividades, otimizando o processo de vendas como um todo. O meio permite gerar relatórios, emitir notas fiscais, entre outras ações.
A utilização de um recurso eficiente somado a estratégias bem alinhadas e uma gestão também resulta em acertos. Acompanhar dados, que também é uma das vantagens desta escolha, estimula a tomada de decisões mais precisas.
Os e-commerces B2B são profundamente favorecidos pelo público que consome este tipo de plataforma. Pois a pessoa que executa esta tarefa de compra vai buscar experiências semelhantes às suas particulares. Assim, irá escolher entre o que é prático, acessível, confiável e vantajoso para a empresa.
Veja algumas tendências para lojas virtuais que desejam ampliar sua base de clientes!
Engajamento e relação contínua por meio de publicidade, marketing, mídias sociais e aplicativos de fidelização.
Seu e-commerce B2B pode ter um desempenho ainda melhor com a estratégia correta. Contate a Tezus, especialista em lojas virtuais.
Há quase 10 anos no mercado, a Tezus desenvolve soluções customizadas de e-commerce com a melhor plataforma do mundo.