67% dos brasileiros pretendem aproveitar as promoções de Black Friday de 2021. O dado é da Pesquisa Black Friday 2021 do UOL e MindMiners para Marcas. Desta forma, é fundamental que as que as lojas virtuais se preparem para essa importante data sazonal.
Aspectos de atenção para preparação do e-commerce na Black Friday 2021
Estar atento às tendências de mercado e comportamento do consumidor é essencial para ter sucesso nas vendas de novembro, principalmente na Black Friday, que cada vez vem ganhando mais adeptos. A data que já movimenta consideravelmente o comércio eletrônico agora é alvo de expectativas e planejamento de muitos consumidores, que aguardam a ocasião para compras e maiores investimentos, por conta das ofertas propostas. Desta forma, confira alguns pontos de atenção para alavancar a sua plataforma de e-commerce e fazer o seu negócio se destacar diante dos outros neste período!
Experiência de compra: Estruture o seu site para a Black Friday. Organize uma seção especial para a ação e monte um esqueleto bem definido para que todos os itens tenham descrições, estejam renomeados e precificados corretamente.
Crie uma campanha: Uma campanha de comunicação específica é atraente. Monte um visual para o evento e programe anúncios segmentados para levar mais tráfego para a plataforma e aumentar as chances de venda.
Faça testes: Teste sempre para garantir que tudo esteja conforme planejado. Realize a jornada como se fosse um cliente para detectar falhas e ajustes necessários.
Aposte no omnichannel: Estar presente em todos os canais que o público alvo está é fundamental para uma Black Friday bem sucedida. Adapte o seu e-commerce para o mobile e produza materiais para as redes sociais do seu negócio, divulgando com antecedência a ação.
Ofereça diferentes formas de pagamento: Coloque-se no lugar do cliente e dê a ele todos os meios que ele possa vir a necessitar. A forma de pagamento não pode ser um empecilho para que a compra seja efetuada. Assim, disponha de boleto bancário, pagamentos em mais parcelas, conforme o valor final da compra, débito e até mesmo dividir em mais de uma parcela no cartão de crédito. A variedade de bandeiras, possibilidade de débito ou transação via PIX também são muito atraentes para os usuários.
Olhar atento ao sustentável
Mesmo que pareça que qualquer consumo seja prejudicial, não se trata disso. A questão não é deixar de comprar, mas sim colocar o consumo consciente em prática. Afinal, cada vez os consumidores estão mais atentos às boas práticas e tentando se adequar a comportamentos que acreditem ser mais sustentáveis. Assim, ofertar produtos eco-friendly, ou seja, presentes sustentáveis que sejam tão bons para os consumidores quanto para o planeta é uma alternativa assertiva, que tem ganhado muitos adeptos e, inclusive, destaque para as marcas que se dispõe a esta mudança de comportamento.O importante é estimular, ou melhor, mostrar que em sua loja virtual existe uma preocupação em relação a todo este processo. Um serviço em prol, sim, do consumo, mas diferente, que seja instrumento de bem-estar e não um fim em si mesmo. E para aplicar esse contexto em plena Black Friday, aderir a embalagens de material reciclado e/ou biodegradável pode ser uma maneira de iniciação de impacto imenso para o cliente.Campanhas de cunho social, que beneficiem causas reais e de apelo também são meios de demonstrar esse engajamento com pautas relevantes para a sociedade. Uma dica que caminha ao encontro desta ideia é propor ações beneficentes em parceria com outras marcas ou iniciativas que já atuem em determinadas causas. Ou mesmo envolver o consumidor com determinada pauta, que o toque e sensibilize a ponto de engajá-lo.
Prepare-se e monitore constantemente
É extremamente fundamental se preparar para a Black Friday. É a partir do planejamento que as ações terão sucesso em seu negócio. Mas também é imprescindível estar atento à data ao longo da campanha e ações propostas. O monitoramento constante é um meio de verificar o que de fato está dando certo, e implementar medidas diferenciadas, se necessário, ainda antes do término das campanhas. Estar presente nas redes sociais e disponível, em tempo real aos clientes e demais usuários da sua plataforma é fazer o consumidor sentir-se especial e assistido pelo e-commerce. Por isso, se ainda não iniciou os preparativos para a Black Friday em seu e-commerce, comece agora mesmo e conte com a Tezus se precisar alavancar o desempenho da sua plataforma!