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E-commerce B2B: o que você precisa saber para vender mais

por Julio Lazzaron em 22/12/2021 8 min min de leitura

Imagine que você precisa explicar a alguém o que é e-commerce e dar um exemplo deste modelo de negócio. Provavelmente, a sua resposta fará referência a um dos grandes marketplaces de redes varejistas. No entanto, o universo do e-commerce vai muito além da venda direta para o cliente final. A exemplo, um dos nichos que está crescendo é o modelo B2B, uma prática voltada a venda de produtos e serviços para empresas.

O E-commerce B2B ou “Business-to-Business” é a modalidade de vendas online que atingiu um crescimento superior a 60%, no Brasil, segundo levantamento da McKinsey de 2019.

De modo geral, esse modelo de negócio envolve transações com clientes mais objetivos e exigentes, uma vez que o consumidor final desta operação é outro CNPJ. Ou seja, são empresas que buscam por maior custo-benefício em suas compras, como distribuidores, fornecedores, e importadoras.

O mercado de e-commerce B2B

Uma característica do mercado B2B é o volume de vendas e a urgência do cliente. Por isso, ter uma plataforma segura, intuitiva e com um bom suporte é decisivo para garantir o fechamento das vendas.

Assim como nas transações B2C (do inglês, empresa para o consumidor), o consumidor B2B quer ter uma boa experiência digital. Para este público é relevante ter descrições detalhadas dos produtos e serviços, fotos claras, páginas intuitivas e com canais de contato personalizados.

Por serem mais exigentes, eles também levam em conta os depoimentos avaliativos de outros consumidores, na barra de comentários. E é bem comum que eles façam pesquisas de preços antes de fechar qualquer compra. Desta forma, disponibilizar diferentes condições de pagamento, descontos especiais e frete grátis são opções bem atrativas para o seu negócio.

Benefícios do e-commerce B2B

A modalidade de e-commerce B2B traz benefícios tanto para o consumidor, quanto para o vendedor. No geral ela:

  • Oferece autonomia ao cliente:
  • Por estar disponível online e 24h por dia, o e-commerce permite a consulta de preços e tomada de decisão a qualquer momento. Os clientes acessam seu catálogo e fazem pedidos a qualquer hora e de qualquer lugar.
  • Oportuniza a expansão:
  • Você pode vender para qualquer região do país ou mesmo para o exterior.
  • Proporciona uma experiência personalizada:
  • Ao entender o comportamento de compra e as necessidades do cliente, é possível sugerir produtos e serviços diferenciados, garantir melhores negociações e fortalecer o vínculo.
  • Gera relatórios em tempo real e otimiza o trabalho:
  • As plataformas e-commerce, como a Magento, fornecem dados em tempo real sobre histórico de pedidos, produtos disponíveis, situação do pagamento e muito mais.
  • Amplia a cartela de compras:
  • Tendo todos os produtos disponíveis no site o cliente consegue ter uma visão macro da empresa e não somente do catálogo de produtos que lhe foi apresentado em uma loja física, por exemplo.
  • Aumenta a satisfação do cliente:
  • A variedade de produtos e as condições de pagamento facilitadas ajudam na experiência positiva de compra.

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