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O Design do site influencia nas vendas?

por Julio Lazzaron em 23/06/2022 min de leitura

Imagine entrar em um site completamente bagunçado, não adaptado para o mobile ou com aquela aparência do início dos anos 2000. Qual a sensação que lhe passa? Você se sentiria seguro em adquirir um produto em uma loja virtual com este perfil?

O design pode parecer apenas uma questão de estética para o seu negócio, mas saiba que esse quesito interfere e muito na decisão de compra do cliente. Ele é uma “ferramenta poderosa na tarefa de atrair, converter e fidelizar” (E-commerce Brasil).

E assim como nas lojas físicas, não apostar nos detalhes e na renovação do visual pode fazer com que o público encare o local como pouco profissional e ultrapassado, mesmo que os produtos sejam de ótima qualidade.

Por isso, trouxemos algumas dicas para você se manter em dia com o design do seu e-commerce:

1 – Verifique a velocidade de carregamento

Ninguém mais quer esperar, isso é fato. Por mais que a demora seja de apenas alguns segundos, isso já é tempo suficiente para que o cliente se frustre com a experiência online. Além disso, o Google utiliza a métrica de carregamento como dado para o seu ranqueamento. Então, se você quer estar entre as primeiras páginas sugeridas, não deixe que alguns segundos te atrapalhem.

2 – Seja responsivo

“Mobile first”, este é o foco do momento. Por mais que ainda tenhamos a mentalidade de construir um site focado em telas maiores, como o computador, adaptar para o layout para o celular é fundamental.

Segundo o relatório Webshoppers 43, “as compras pelo celular representaram 55,1% das transações realizadas no varejo virtual” (Varejo SA[IS1] ).

3 – Tenha um chat online

Quando a dúvida do cliente surgir, esteja preparado para saná-la naquele momento. Quanto maior for o tempo de espera por uma resposta, maiores são as chances de ele verificar a concorrência. Por isso, não esqueça de ter um chat online agradável para melhorar a experiência.

4 – Atenção ao tamanho das letras

Cuide para manter seus textos entre o tamanho 10 e 14, para que o cliente não force a visão nem precise rolar muito a tela para enxergar as descrições do produto. Esta é uma questão importante, principalmente para as pessoas que utilizam o celular para realizar as compras. Dar zoom na tela ou rolar demais, é um incômodo que acarreta na desistência da aquisição do produto.

5 – Traga exemplos reais

Nada é mais frustrante para o cliente do que receber um produto totalmente diferente da imagem que constava no site. Por isso, aposte em fotografias reais para ilustrar o seu catálogo, bem como destaque depoimentos relevantes. 

“A fotografia inteligente do produto que mostra a textura com closes e comparações com objetos familiares pode ajudar os clientes a sentirem seus produtos antes mesmo de tocá-los” (Tudo de Share).  

6 - Tenha uma estrutura organizada

A estrutura do site é importante tanto para os clientes quanto para os algoritmos dos buscadores. “Cuidado com o excesso de informação na página e prefira usar elementos simples e cores neutras. É importante também evitar um amontoado de coisas. Produtos, links, contato, etc… Todos muito juntos” (E-commerce Brasil).

Aposte em plataformas como a Magento para ter o seu negócio dentro dos padrões de design mais atuais. Faça contato com a equipe da Tezus e ofereça uma experiência única para o seu cliente online.  

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