Estar no mundo digital tornou-se uma estratégia muito importante para as empresas que desejam crescer no mercado e se aproximar dos clientes. Afinal, cada vez mais as pessoas utilizam a internet para se conectar, pesquisar informações, comunicar-se e fazer negócios.
A prova disso é que, em 2021, as lojas online (os e-commerces) registraram um crescimento de 26,9% e alcançaram um faturamento recorde que totalizou mais de R$161 bilhões. Com isso, marcas que estiveram digitalmente atuantes, tiveram muito mais visibilidade e lucratividade do que os negócios que permaneceram somente em seu espaço físico e nem mesmo apostaram nas redes sociais.
A presença digital, como um todo, pode trazer vários benefícios para o negócio, não importa o tamanho. Mesmo que a marca seja mais regionalizada, hoje é comum que os clientes locais façam pesquisas no Google e nas redes sociais para saber informações sobre o estabelecimento ao lado, verificar promoções e horários de funcionamento, ou mesmo buscar opiniões de outros clientes para conferir a credibilidade dos produtos ou serviços oferecidos.
Outra transformação importante que a internet proporciona é a melhoria do relacionamento entre empresa e clientes. Com a ajuda de chatbots, redes sociais, e-mails e outros tantos meios de contato através dos sites, as marcas conseguem responder rapidamente as dúvidas dos consumidores e avaliar os feedbacks.
Quanto mais perto uma empresa está da relação diária com o seu cliente, mais importante ele se sente para a marca e, consequentemente, auxilia na divulgação dos produtos. Pensar na satisfação e na melhor experiência de compra para o consumidor é o que transforma as relações e sustenta uma marca.
Por fim, mas não menos importante, a presença digital otimiza os processos, principalmente para quem trabalha com um grande catálogo de produtos e serviços. Acessar um site que está bem otimizado e que apresenta informações complementares ao desejo do cliente, ajuda a aumentar o ticket médio de vendas.
Como minha empresa pode iniciar sua presença digital?
Para responder a essa pergunta, é preciso destacar uma frase do site “SemRush”, que diz: “Muito mais que apenas criar um site ou um perfil nas redes sociais, ter presença digital consiste em entregar conteúdo e informações relevantes para seus usuários ou personas”.
Ou seja, não basta apenas criar um perfil no Instagram e não alimentá-lo com conteúdos, nem mesmo criar um canal de comunicação com o consumidor no qual a empresa não dá retorno.
A presença digital exige certa dedicação, mas é capaz de trazer ótimos resultados e alavancar os negócios com pouco investimento. As principais ferramentas para trabalhar no mercado digital incluem:
– criação de um site oficial para a empresa;
– ter um blog para agregar conhecimento à rotina do consumidor;
– apostar no Google Meu Negócio;
– criar contas nas redes sociais e investir em campanhas online;
– enviar e-mail marketing para estreitar relações e oferecer novidades.
A Tezus pode me ajudar na presença digital da minha marca?
Com mais de 10 anos no mercado, a Tezus é especialista em encontrar soluções para criar um e-commerce personalizado, conforme as necessidades da empresa e de seus clientes.
Da consultoria à implementação, o time de especialistas da Tezus projeta e constrói uma experiência de compras online com alto desempenho e segurança na plataforma líder mundial em comércio eletrônico, a Magento.
Para quem deseja trabalhar com marketplace, a Tezus também trabalha com sistemas de fácil controle e gerenciamento.
E para aqueles que já possuem uma presença digital mas não sabem se estão no caminho certo, há o serviço de consultoria estratégica para que os e-commerces vendam mais.
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