O Omnichannel está cada vez mais presente no e-commerce. É uma estratégia que visa o uso simultâneo e interligado de diferentes canais de comunicação, possibilitando estreitar laços com o consumidor, que tem a sua disposição mais alternativas. Desta maneira, melhora sua experiência e reflete positivamente para a marca. Além disso, é uma tendência que permite a convergência do virtual e do físico.
Se Omnichannel é uma estratégia que une diversos canais de venda de uma empresa, ele é fundamental para o sucesso de qualquer loja. Seja ela física ou virtual. E quando se trata de algo tão aplicável, inclusive em aplicativo para mobile ou quaisquer outros meios, a comunicação aumenta. Pois, diversos são os canais para que o consumidor chegue até determinada marca. E, ao se aproximar, todas as etapas da jornada deste cliente são facilitadas com vista no conforto do mesmo.
Assim, há quem diga que, neste tipo de operação, canais físicos se digitalizam e o contrário também ocorre. E por mais simplista que pareça, é possível observar aqui uma humanização destes pontos. Pois se oferece a plataforma que o consumidor pode vir a sentir-se mais confortável. Sim, pois ele pode fazer uma pesquisa virtual, mas buscar informações por WhatsApp. E, por fim, acabar por se dirigir até a loja física para adquirir o produto.
E por que tudo isso? Dar possibilidades ao cliente não permite que ele utilize diversos mecanismos e não opte por nenhum? Sim, mas se ele estiver educado pela sua estratégia, ele fará a aquisição no momento exato e isso não terá sido desperdício, mas investimento. Afinal, no Omnichannel, o que vale é a experiência do cliente, esta é a essência. Estas estratégias visam, portanto, proporcionar o melhor atendimento, pois é isso que diferencia as marcas.
Assim, é importante estar alerta às ferramentas disponibilizadas constantemente. As novas roupagens em que os mecanismos de contato se apresentam. E, neste sentido, estar atento às tendências é muito eficiente para o e-commerce ou mesmo outras iniciativas.
Seja pelo preço do frete ou mesmo pela dúvida que só vai embora quando se vê o produto de perto, retiradas em pontos físicos fazem sucesso. E, a não possibilidade de isso acontecer às vezes até espanta alguns clientes, que se vêem reféns das poucas alternativas. Assim, as pessoas tendem a continuar aderindo a esta prática, sempre que permitido pela loja. E, neste sentido, fechar parcerias para pontos de retirada é uma grande tendência.
Esta proposta de poder conhecer os produtos pessoalmente em um espaço físico para, somente depois, adquiri-los, inclusive por meio de sites e outros canais tende a aumentar muito em 2021. Grandes marcas já vêm fazendo isso e o consumidor adora saber que poderá estar ali apenas para conferir e, talvez, só depois comprar.
Não há nada mais atual e próspero que o PIX. Ao menos até o presente momento. Afinal, quem não gosta de fazer transações rápidas e sem custo? A tendência do mercado é agilidade e facilidade nos processos . Oferecê-lo engrandece a experiência de compra do consumidor e possibilita elos de fidelização com ele.
Já falamos por aqui à respeito dos comandos de voz para compras. Trata-se de uma tecnologia avançada e utilizada por poucas marcas até então, mas muito prósperas para inserção do comércio em geral. Nos Estados Unidos isso já vem sendo feito e é possível que, em breve, esteja por aqui também.
Recurso utilizado no Instagram e Pinterest vem demonstrando sucesso, já que permite a compra instantânea de um produto pelo usuário. Já em meios offline é comumente possibilitado por meio de inserção de QR Code, por exemplo.
Então, fica a dica: atenção permanente ao mercado, aos mecanismos disponibilizados e, principalmente, a necessidade do consumidor. O que buscamos é ver o negócio crescendo cada vez mais, né? Esse objetivo une vários aspectos e o Ominichannel é um grande passo para o sucesso do negócio.
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