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5 KPIs para você acompanhar o seu desempenho nas vendas online

por Julio Lazzaron em 18/02/2022 min de leitura

Já não é de hoje que se sabe que o sucesso do e-commerce está diretamente relacionado às estratégias de marketing, vendas e atendimento. E é claro que não existe uma receita mágica para alcançar a máxima, pois cada empresa precisa implementar ações personalizadas para obter bons resultados. E nesse ponto, os KPIs são fundamentais para a trajetória.

Basicamente, os KPIs (Key Performance Indicators) são indicadores-chave de performance, ferramenta de gestão que sustenta as decisões do negócio. São utilizados para visualizar estratégias que podem otimizar o seu desempenho e tomadas de decisões.

Nós já falamos um pouco mais sobre essa ferramenta aqui no blog. Mas hoje resolvemos elencar os 5 KPIs fundamentais para você acompanhar o seu desempenho nas vendas online.

Quer saber quais são os principais KPIs de e-commerce?

1 - Tráfego do site

Esse indicador é importante para saber se você está atraindo visitantes para a loja, pois revela o número total de acessos do site. Com ele é possível criar estratégias para reverter os momentos de queda de acesso e entender o comportamento do consumidor.

É também uma ótima ferramenta para analisar a velocidade e usabilidade do site, dados que influenciam diretamente na retenção e conversão de vendas.

2 - Taxa de abandono de carrinho

Só de ouvir sobre o abandono de carrinho, muitos donos de e-commerce já ficam com os cabelos em pé. Mas apesar de ser um dado temido, ele é fundamental para entender o funcionamento da sua loja online.

Quando esta taxa está muito alta, é um sinal de que há um descontentamento do cliente. Seja pela forma de pagamento, condições de frete, falta de cupons… No Brasil, o percentual de abandono de carrinho ainda é elevado, chegando a 82,4%.

Por isso, apostar em ações voltadas à conversão do carrinho é um grande diferencial para o seu negócio.

3 - Taxa de conversão

A taxa de conversão merece uma atenção especial. Isso porque ela pode variar, de acordo com os objetivos da sua estratégia. Por vezes ela pode representar a realização de uma compra, como também a execução de um cadastro ou download.

Mas basicamente ela indica se as suas estratégias estão gerando resultados. Representa a relação de acessos ao site e o total de compras/cadastros/downloads realizados. Para calcular é simples:

Taxa de conversão = (número de vendas / número de visitas) x 100

4 - Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

O CAC é o resultado de todos os gastos envolvidos para trazer um novo cliente para a loja, dividida pela quantidade de clientes conquistados durante determinado período.

Quando o resultado de retenção está muito alto, sabe-se que é preciso olhar mais atentamente para as áreas de marketing e vendas. Porém se o valor for baixo, é o atendimento ao cliente que precisa ser observado.

“A métrica é determinante para cuidar da saúde financeira do e-commerce em longo prazo e redirecionar estratégias que não trazem retorno” (Intelipost).

5 - Retorno sobre o investimento (ROI)

O Retorno sobre Investimento, ou ROI, representa o valor gerado em cada investimento feito por um negócio. Ou seja, mostra se você está obtendo lucro ou prejuízo com determinada ação.

É a métrica que indica se o e-commerce está no caminho certo ou precisa de um novo planejamento para se manter competitivo.

E então, quer implementar os KPIs na sua loja virtual? Contate a equipe da Tezus para saber mais sobre essa e outras ferramentas que podem atrair ainda mais clientes e converter em vendas.

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