O e-commerce é um setor que vem crescendo no Brasil e no mundo. Sendo assim, as pessoas conseguem mais comodidade ao comprar seus produtos sem precisar se ir a uma loja física. Porém, ainda há usuários que não se sentem confortáveis ao utilizar os dados do cartão de crédito sem saber se a loja virtual oferece um pagamento seguro. O medo é o mesmo para todos: ter suas informações clonadas.
Mas como diminuir o risco de hackers na sua plataforma de e-commerce e fazer estes clientes se sentirem mais seguros? Há muitas medidas para tornar o processo de vendas online melhor com um pagamento seguro. Estas práticas, além de trazer uma boa experiência para as pessoas, também protegem as empresas contra possíveis fraudes. Assim, há vantagens para clientes e lojas.
Apesar da má fama, o cartão de crédito ainda é uma das formas de pagamento mais seguras para um e-commerce. as chances de fraude são menores. Mas é o meio que deixa os clientes mais inseguros. Isso faz com que as pessoas optem por pagamento via boletos e outros métodos alternativos. Para que a operação se torne fácil para ambas as partes, veja abaixo as medidas que podem ser tomadas em sua plataforma de e-commerce:
Praticamente obrigatório, um dos certificados de segurança mais conhecidos é o Secure Socket Layer (SSL), que adiciona o “https” ao endereço da página indicando que a mesma é segura. Os certificados de segurança garantem uma proteção contra hackers, protegendo os dados do cliente dentro do site. Sabendo disso, o cliente se sente mais seguro para efetuar compras na loja virtual.
Além da certificação que visa a qualidade da operação de compra do cliente, os gerentes de e-commerce podem instalar nas plataformas sistemas antifraude. Esses programas repassam dados de cada comprador. Eles mostram itens como o IP e perfil ao lojista, para que este saiba do histórico do usuário antes de concluir qualquer transação.
Os intermediadores de pagamento oferecem uma ótima função aos empreendedores: adicionam uma camada a mais na segurança, visto que estes possuem políticas de análise de risco próprias. No entanto, o indicado é evitar o redirecionamento de página na hora da conclusão da compra. Isto pode fazer com que o cliente acabe desistindo da transação.
Por um pagamento seguro e para evitar o abandono da marca pelo cliente, é preciso estipular as regras de pagamento e políticas de privacidade claras que possam ser facilmente visualizadas pelos usuários. Isso ajuda a evitar desentendimentos e possíveis cancelamentos de compra ou estorno no cartão de crédito ou débito. Veja dois motivos do porque isso geralmente ocorre:
Muitas vezes os usuários deixam de comprar em uma loja porque não entendem os procedimentos de pagamento, entrega ou devoluções. Esses clientes não tiveram uma boa experiência com a marca. Isso abre precedentes para que eles não voltem a adquirir produtos no mesmo local.
Para diminuir este risco mostre todas as etapas do processo na tela do cliente sempre que ele for efetuar o pagamento da compra. Os certificados de segurança também devem ser mostrados no site.
Por fim, oferecer um ambiente de compras virtual seguro é fundamental para o sucesso de qualquer e-commerce. Por isso, não deixe de manter sempre os dados cadastrais dos usuários atualizados. Isto ajuda lojistas a acompanhar os clientes e perceber qualquer tipo de fraude. Algumas dicas em relação aos dados dos clientes aos quais os lojistas devem prestar atenção:
Por fim, se você tem alguma dúvida de como oferecer um pagamento seguro no seu e-commerce, converse com o time de especialistas da Tezus.
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