Talvez você até se assuste com o dado que vamos trazer agora, mas uma pesquisa recente mostrou que a taxa de abandono de carrinho chega a quase 70% nos e-commerce de todo o mundo. Por isso, evitar que os clientes desistam das compras é considerado um dos maiores desafios das lojas virtuais. Então se você possui esse problema em seu negócio online, saiba que não está sozinho.
Primeiramente, precisamos dar destaque a dois fatos importantes:
- Quanto maior a taxa de abandono do carrinho, menor o resultado de conversão. Então precisamos entender o que leva o consumidor a ter esse comportamento para melhorar as vendas.
- Você, como cliente, já desistiu de fazer alguma compra online quando chegou no checkout. E a pergunta que não quer calar é: Por que, você não finalizou a compra? Houve um erro no site? O frete estava alto?
É bem provável que a sua resposta esteja atrelada a algum dos principais fatores da desistência da compra, que inclui:
- Valor alto do frete
- Processo de checkout muito longo ou complicado
- Impossibilidade de calcular o custo total do pedido antecipadamente
- Erros no site
- Poucas condições de pagamento ou recusa do cartão de crédito
- Política de devolução não satisfatória
- Falta de segurança
Mas é possível evitar o abandono do carrinho?
Sim, é possível transformar este sonho em realidade.
E com a mudança de comportamento do consumidor, que agora ampliou a possibilidade de compras online (principalmente com a chegada da pandemia), você precisa ficar de olho nestas 6 dicas:
- Otimize o checkout: Peça apenas informações básicas e necessárias para a compra. Se o cliente já tiver cadastro no site, possibilite a “compra por um clique”.
- Cuidado com o frete: De nada adianta oferecer um super desconto no produto, se o valor do frete for muito alto. Busque por empresas alternativas para fazer a entrega dos produtos. “Ao disponibilizar mais uma opção em seu site, o consumidor pode optar por aquela que apresenta o custo mais baixo de entrega” (Pagar.me). Talvez você não saiba, mas 60% das desistências são provocadas pelo frete.
- Melhore a usabilidade: Facilite o acesso a páginas específicas, mantenha o seu site atualizado para evitar erros e travamentos.
- Disponibilize assistência e formas de contato: inclua um chat ou uma página com as perguntas mais frequentes para que as pessoas tirem dúvidas. Não esqueça de deixar em destaque um número de contato ou e-mail, isso também traz mais segurança para o cliente. Assim ele saberá que você está disposto a ajudá-lo.
- Aumente as formas de pagamento: Um bom e-commerce não se mantém só com boletos. Aposte em cartões de crédito, PIX, transferências ou outras modalidades que sejam interessantes para o seu negócio.
- Otimize os preços: Fique de olho na concorrência. Às vezes é mais vantajoso para você oferecer um desconto ou um bônus pela compra do que perder o cliente. Não acha?
E se for a primeira compra do cliente, o que eu faço?
Todo mundo gosta de ser bem recebido em um novo ambiente, certo? Nas lojas online é assim também.
Faça com que este novo cliente se sinta em casa ou perceba que ele é importante para você. Mande um e-mail de boas-vindas, faça um agrado, entregue um brinde junto a compra… há muitas formas de conquistá-lo. Use da criatividade e dê um toque especial a esse novo encontro.
E como a Tezus pode te ajudar?
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