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Descubra como evitar o abandono de carrinho do seu e-commerce

por Julio Lazzaron em 29/10/2021 8 min min de leitura

Talvez você até se assuste com o dado que vamos trazer agora, mas uma pesquisa recente mostrou que a taxa de abandono de carrinho chega a quase 70% nos e-commerce de todo o mundo. Por isso, evitar que os clientes desistam das compras é considerado um dos maiores desafios das lojas virtuais. Então se você possui esse problema em seu negócio online, saiba que não está sozinho.

Primeiramente, precisamos dar destaque a dois fatos importantes:

  1. Quanto maior a taxa de abandono do carrinho, menor o resultado de conversão. Então precisamos entender o que leva o consumidor a ter esse comportamento para melhorar as vendas.
  2. Você, como cliente, já desistiu de fazer alguma compra online quando chegou no checkout. E a pergunta que não quer calar é: Por que, você não finalizou a compra? Houve um erro no site? O frete estava alto?

É bem provável que a sua resposta esteja atrelada a algum dos principais fatores  da desistência da compra, que inclui:

  • Valor alto do frete
  • Processo de checkout muito longo ou complicado
  • Impossibilidade de calcular o custo total do pedido antecipadamente
  • Erros no site
  • Poucas condições de pagamento ou recusa do cartão de crédito
  • Política de devolução não satisfatória
  • Falta de segurança

Mas é possível evitar o abandono do carrinho?

Sim, é possível transformar este sonho em realidade.

E com a mudança de comportamento do consumidor, que agora ampliou a possibilidade de compras online (principalmente com a chegada da pandemia), você precisa ficar de olho nestas 6 dicas:

  1. Otimize o checkout: Peça apenas informações básicas e necessárias para a compra. Se o cliente já tiver cadastro no site, possibilite a “compra por um clique”.
  2. Cuidado com o frete: De nada adianta oferecer um super desconto no produto, se o valor do frete for muito alto. Busque por empresas alternativas para fazer a entrega dos produtos. “Ao disponibilizar mais uma opção em seu site, o consumidor pode optar por aquela que apresenta o custo mais baixo de entrega” (Pagar.me). Talvez você não saiba, mas 60% das desistências são provocadas pelo frete.
  3. Melhore a usabilidade: Facilite o acesso a páginas específicas, mantenha o seu site atualizado para evitar erros e travamentos.
  4. Disponibilize assistência e formas de contato: inclua um chat ou uma página com as perguntas mais frequentes para que as pessoas tirem dúvidas. Não esqueça de deixar em destaque um número de contato ou e-mail, isso também traz mais segurança para o cliente. Assim ele saberá que você está disposto a ajudá-lo.
  5. Aumente as formas de pagamento: Um bom e-commerce não se mantém só com boletos. Aposte em cartões de crédito, PIX, transferências ou outras modalidades que sejam interessantes para o seu negócio.
  6. Otimize os preços: Fique de olho na concorrência. Às vezes é mais vantajoso para você oferecer um desconto ou um bônus pela compra do que perder o cliente. Não acha?

E se for a primeira compra do cliente, o que eu faço?

Todo mundo gosta de ser bem recebido em um novo ambiente, certo? Nas lojas online é assim também.

Faça com que este novo cliente se sinta em casa ou perceba que ele é importante para você. Mande um e-mail de boas-vindas, faça um agrado, entregue um brinde junto a compra… há muitas formas de conquistá-lo. Use da criatividade e dê um toque especial a esse novo encontro.

E como a Tezus pode te ajudar?

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