O seu e-commerce vai ter mais alcance de público se aplicar as estratégias de SEO que sugerimos aqui. E junto do alcance vem os acessos por conta de seu bom conteúdo e planejamento de marketing. E com eles, o aumento de vendas. Ou seja, tudo que uma loja virtual precisa para se tornar referência entre as pessoas é implementar medidas de valor.
O e-commerce é uma bastante atrativo para os empreendedores. Mas é preciso ir além da oferta de bons produtos. Se a meta é lucro, é fundamental impulsionar o consumo virtual. Assim, mais do que estar no ambiente digital, é preciso mostrar-se de forma qualificada.
Neste aspecto, uma proposta sólida requer um tráfego recorrente. Mas além disso, que esses visitantes efetuem compras. E uma estratégia bem sucedida é Search Engine Optimization, o SEO. O conjunto de técnicas otimiza o site a fim de ranquear melhor nos motores de busca. Além disso, maximiza o alcance da página.
Veja, portanto, passos fundamentais para implementar técnicas de SEO em seu e-commerce. E entenda como elas são fundamentais para potencializar os resultados da loja.
Pesquisar a palavra-chave é o passo inicial. É por meio das palavras-chave que é possível divulgar com mais qualidade produtos ou serviços. Para isso, é necessário estar atento ao volume de buscas delas. Outro aspecto importante é a relevância destas palavras. Sendo assim, dificuldade de ranqueamento também precisa ser verificada no momento da escolha.
Para iniciar esta busca é preciso conhecer bem o público-alvo da loja. Pois saber profundamente como a persona se comporta facilita na hora de criar uma comunicação mais eficiente.
A maioria das lojas virtuais contam com um amplo catálogo de produtos. Com isso, criam-se muitas URLs. E isso é uma medida fundamental dentro das técnicas de SEO.
Por isso, é recomendado que sejam listadas as páginas e palavras-chave utilizadas em cada uma das URLs. Desta maneira é mais fácil o processo de visualização de quais já estão sendo usadas. E nenhuma prejudica a outra.
Colocar as palavras-chave escolhidas em diversos locais do site potencializa o SEO. Entram nesta estratégia títulos, subtítulos e parágrafos iniciais. Além destes, descrições, nomes dos arquivos, tags de imagens, meta título e URLs também. O impacto quando negligenciado esse posicionamento estratégico é negativo. Pois faz com que o motor de busca não veja o site e, consequentemente, não ranqueie.
O uso de links internos é bem visto pelo Google. Por isso, utilizá-los é uma maneira eficiente de potencializar o SEO para a loja virtual. É como se ficasse entendido que o site merecesse certo destaque. A relevância é atribuída a estes links, que reforçam o valor das palavras-chave escolhidas anteriormente.
Mas é importante também não exagerar nos links internos. Pois a prática pode causar o efeito contrário e prejudicar as compras em seu portal.
Uma loja virtual que possui uma arquitetura bem organizada aparece nas buscas de usuários. Um e-commerce intuitivo se destaca em termos de usabilidade, ranqueamento e conversões. Ou seja, garantir a boa experiência dos internautas favorece o alcance do site. Por isso, é melhor ter um portal simples e intuitivo.
A ideia aqui é permitir que o visitante rapidamente identifique como tudo ali funciona e tenha maior facilidade para navegar. A adaptação para o mobile é outro ponto fundamental. Principalmente agora onde a maioria dos acessos é feita diretamente de aparelhos móveis.
Atualmente, estar presente nas mídias sociais é vital para um negócio. As mídias têm largo alcance e atendem grandes marcas, além de diversos públicos. Assim, integrar o e-commerce com as redes sociais ajuda a atrair mais visitas.
As redes servem como canais de aproximação. E provavelmente há uma parcela considerável das personas de seu nicho nelas. Desta maneira, a recorrência é favorecida. A experiência mais completa.
O compartilhamento de links nas redes sociais da empresa é uma estratégia poderosa. Da mesma forma, adicionar botões de compartilhamento no site são ações de impacto. E-commerces que se utilizam de blogs, páginas de produtos e homepage devem utilizar dessa integração.
Parcerias são sempre bem vistas. E quando se trata de lojas virtuais, a regra permanece. E o link building é uma forma de mostrar isso. Os motores de busca avaliam o quanto determinado conteúdo é relevante por meio destes links. Por isso, ter sites parceiros de confiança, que criem direcionamentos para as suas páginas, é muito importante.
A atualização constante é sempre valorizada. E o mesmo se repete com os algoritmos do Google. Ele também entende que uma loja virtual atualizada é sinônimo de preocupação e seriedade com o usuário. E isso reflete no ranqueamento do site. Aspectos como renovar o conteúdo fazem parte desta atualização. Mas não apenas isso. A troca de banners com frequência e criar promoções são exemplos também.
Cadastrar boas fotos é muito importante. No entanto, é preciso ter muito cuidado com o tamanho delas. Imagens de alta resolução podem ter um tamanho muito grande e dificultar o carregamento. Com um carregamento lento, a experiência do usuário é negativa.
Assim, tratar, nomear e compactar imagens sempre que possível são estratégias de otimização. Para isso é possível utilizar ainda programas e ferramentas que auxiliem neste trabalho.
Dados estruturados ou códigos html passam informações adicionais ao Google Bot. Eles permitem que o Google avalie a página. Assim, ele lê esses códigos e os mostra na busca. Com a avaliação dos produtos feita pelos usuários visível na página, a nota do produto é exibida diretamente na busca.
E, por fim, é fundamental que o proprietário de um e-commerce entenda o SEO como um processo contínuo. Ou seja, que busque acompanhar as atualizações e implementá-las constantemente. Com resultados monitorados com frequência, é mais fácil criar o hábito de aperfeiçoar estratégias.
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