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5 dicas para melhorar o ticket médio do e-commerce

por Julio Lazzaron em 16/06/2022 min de leitura

O ticket médio é um dos índices financeiros mais importantes para o e-commerce. Isso porque ele representa a média de gastos que os consumidores possuem em uma loja virtual. Quanto mais alto for este valor, maior é a rentabilidade do negócio. Por isso, hoje vamos trazer cinco dicas importantes para melhorar este indicador.

O Ticket médio é calculado com base no faturamento total da empresa, em um determinado período, dividido pelo número total de clientes que compraram neste mesmo espaço de tempo. Normalmente, o período base escolhido para a análise é mensal, semestral ou anual.

Por exemplo: se no último mês o faturamento da loja online foi de R$100 mil e durante estes 30 dias 200 clientes efetuaram compras, o ticket médio equivale a R$500.

Mas qual a importância do ticket médio?

Com os dados que se obtém com o cálculo do ticket médio é possível entender as interações de compra dos clientes e, consequentemente, como está a saúde do seu negócio. Além disso, ele ajuda a elaborar as ações e estratégias de marketing e venda, pois mostra o posicionamento da marca diante do mercado.

E então, como aumentar o ticket médio das vendas do e-commerce?

1 – Estude o mercado

Essa dica pode até parecer óbvia, mas entender como se comporta o seu concorrente é fundamental para aumentar o ticket médio. Existem algumas pesquisas e plataformas que mostram a posição das empresas, de acordo com valor médio.

“Se o seu e-commerce estiver com o valor abaixo dos concorrentes, é um alerta para verificar quais ações e campanhas eles estão realizando — e o que você pode fazer para melhorar a sua loja virtual” (e-commerce brasil).

2 - Aposte no frete grátis

O frete grátis é um dos grandes atrativos para os clientes e, indiretamente, incentiva a escolha de mais produtos.

E para isso, você pode estipular um valor mínimo para que o benefício seja concedido.

3 – Descontos e brindes sempre são bem-vindos

Assim como o frete, os descontos progressivos e brindes são um chamariz para o consumidor online. Colocando um valor mínimo para conceder o benefício, você consegue estimular o cenário de compra.

Mas cuidado, aplicar esta dica sem levar em conta os custos pode prejudicar a margem de lucro da loja online.

4 – Fidelize o cliente

Quanto melhor for o relacionamento com o seu cliente, maiores são as chances de ele adquirir um produto ou serviço, mesmo que às vezes não haja descontos ou frete grátis. Isso porque, ao acreditar e se identificar com a sua marca, sentimentos como credibilidade e confiança passam a fazer parte do entendimento do consumidor. O que o deixa mais seguro para realizar um investimento.

5 – Invista em uma boa plataforma

Ter uma boa plataforma para sua loja online, melhora a experiência de compra dos usuários. Além de conseguir dispor melhor os produtos e serviços, o uso de softwares de qualidade permite oferecer condições de pagamento diferenciadas, monitorar melhor o comportamento dos clientes, interagir diretamente com o público e integrar tecnologias para melhorar o seu negócio.

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