Quem trabalha com projetos e desenvolvimento de produtos sabe que um dos grandes desafios é garantir que a execução das tarefas sejam bem feitas e os resultados atendam as necessidades do cliente. Para isso, muitos gestores utilizam as metodologias ágeis, das quais destacamos quatro, que podem ser importantes para o seu e-commerce.
De modo geral, as metodologias ágeis são um conjunto de práticas que visam alinhar as equipes, fazer com que elas mantenham o foco e recebam as instruções de forma clara. Ou seja, servem para maximizar o trabalho das equipes e otimizar o tempo.
Segundo a Sambatech, as metodologias “propõem ciclos de desenvolvimento curtos, com entregas bem definidas e foco na melhoria contínua dos processos e alinhamento da equipe. Com isso, passou a ser mais simples identificar erros e falhas durante a execução do projeto”.
No que se refere ao e-commerce, elas auxiliam a impulsionar resultados, proporcionam mais fluidez e o bom desempenho das atividades da loja virtual. Sem esquecer da possibilidade de corrigir bugs de forma ágil ou mesmo prevê-los com antecedência.
Entre as metodologias ágeis, as mais conhecidas são o Scrum, Kanban, Lean e SAFe, que podem ser utilizadas tanto para o e-commerce como para empresas de outros ramos.
Cada ciclo “visa a criação ou melhoria de um produto. Sendo assim, ao final da sprint uma versão pronta ou melhorada do produto deve ser entregue” (e-commerce brasil).
As tarefas devem ser divididas por prioridade entre a equipe, para então dar início às sprints.
Ao final de cada período o time faz uma revisão das atividades e valida se é preciso alguma alteração ou tudo está ok para iniciar o próximo ciclo.
O Lean é um conceito que visa eliminar os desperdícios. Sabe aquele estoque em excesso ou os gastos desnecessários com embalagens? Essa metodologia pode te auxiliar.
Aqui o foco é utilizar somente os recursos necessários, levando em conta a redução de custos e a diminuição da complexidade das tarefas, a melhoria nas entregas e o aumento da produtividade.
Ele é adotado por empresas que querem preservar ao máximo as características de sua estrutura.
“A partir dessa metodologia, é possível promover o gerenciamento de tarefas em organizações com vários desenvolvedores integrados” (Rockcontent). Desta forma a empresa consegue se manter competitiva dentro do seu nicho de mercado.
Gostou destas dicas e quer saber como aplicá-las ao seu e-commerce? Acesse nosso site ou faça contato com a equipe Tezus. Oferecemos soluções eficientes para lojas virtuais e somos especialistas na plataforma Magento.
Há quase 10 anos no mercado, a Tezus desenvolve soluções customizadas de e-commerce com a melhor plataforma do mundo.