O mercado de e-commerce cresceu muito nos últimos anos e, com sua ascensão, surgiram novas maneiras de atuar no comércio eletrônico, interagir com os clientes e alavancar o negócio. Hoje não basta apenas criar uma loja online e esperar que a mágica aconteça sozinha. É preciso estar atento às mudanças e os avanços do mercado para atingir o sucesso. Como? Nós explicamos para você.
Parar de crescer nem sempre representa que uma marca chegou ao teto máximo de sucesso ou que a trajetória de uma empresa está se encerrando. Às vezes, com pequenas mudanças é possível mudar este cenário e obter melhores retornos do negócio.
E não estamos falando em fazer novas campanhas de marketing, afinal boa parte da não finalização das compras deve-se a experiência de compra vivenciada pelo usuário dentro do site.
1 - Planeje
Toda estratégia de sucesso tem um bom planejamento e metas. Comece definindo os seus objetivos para então traçar um caminho para chegar até eles. Lembre-se de ter um segundo plano, caso seu projeto inicial não saia como o desejado.
2 - Melhore a usabilidade e otimize o site
Ter o olhar como “cliente” na hora de montar o site é importante para que você perceba qual será a experiência dele ao entrar no site. De nada adianta montar um ambiente com ótimo design se ele não for prático, interativo e de fácil carregamento.
Ninguém gosta de ter que esperar um site carregar. Às vezes a demora pode ser de poucos segundos, mas é tempo suficiente para que o usuário migre para a concorrência.
A mesma atenção é necessária para os “processos de check out, carrinho e estabilidade do seu sistema, pois pode ser o que está impedindo seu e-commerce de crescer” (E-commerce Brasil).
3 - Invista no atendimento Ter chatbots é importante para que o cliente consiga obter respostas rápidas sobre os produtos e serviços. O mesmo vale para o suporte ao usuário, que precisa ser ágil para atender o consumidor.4 - Invista em plataformas atualizadas e funcionais
Estar à frente no mercado é estar atualizado. E nós da Tezus, por meio da plataforma Magento, possuímos soluções modernas e eficientes para um e-commerce de alta performance. Ofereça a melhor experiência ao usuário e melhores seus resultados.
5 - Tenha diferentes canais de vendas e audiência
Já não é mais segredo que estar nas redes sociais faz toda a diferença quando o assunto é vendas. Além das pesquisas no Google, boa parte do tráfego para os e-commerces ocorre por meio do WhatsApp, Instagram, Facebook e outros.
Então, aproveite para “utilizar todos os recursos que as redes sociais disponibilizam como os diferentes formatos de publicações (fotos, vídeos, Stories, Reels) e os recursos para loja (sacolinha de vendas, links direto para o site, etc)” (ecommerce na prática).
Quer saber mais sobre o universo do e-commerce? Acompanhe o blog da Tezus e as redes sociais e fique por dentro das últimas novidades do mercado.
Há quase 10 anos no mercado, a Tezus desenvolve soluções customizadas de e-commerce com a melhor plataforma do mundo.