Recentemente, explicamos aqui no blog o conceito de Search Engine Optimization, o famoso SEO, e trouxemos algumas dicas de como aplicá-lo nos negócios. Hoje, viemos mostrar porquê conhecer essa métrica é indispensável para os resultados do e-commerce, além de te ajudar a entender um pouco mais sobre o universo digital.
Para começar, precisamos destacar 3 pontos importantes, divulgados pela Conversion, que comprovam que o SEO é fundamental para o sucesso de qualquer negócio online:
1 - Os brasileiros confiam 77% mais em busca orgânica do que em links patrocinados, conforme estudo da Conversion.
2 - Uma pesquisa realizada pelo Hubspot (2020) afirma que cerca de 75% dos usuários que fazem pesquisas no Google não chegam até a segunda página de resultados.
3 - De acordo com a edição de maio do Relatório E-commerce do Brasil, da Conversion, somente em abril de 2021 a busca orgânica foi responsável por 29,1% de todo o tráfego direcionado ao comércio eletrônico no país.
Ou seja, ter um bom desempenho orgânico não é vaidade, mas sim um trabalho que atrai tráfego qualificado e melhora a relação com o público, pois ele passa a confiar muito mais na sua marca.
A grande vantagem do SEO é que ele não possui custo de mídia. Todo o envolvimento com os buscadores acontece por meio da interação espontânea dos usuários, então, quanto mais você for visto, maior a chance de conversão.
Então, como posso ranquear meu site?
Para responder essa pergunta, é preciso diferenciar SEO “On Page” de “Off Page”. O primeiro se refere a tudo o que podemos melhorar dentro do próprio site. Fala basicamente da estrutura e de alguns aspectos mais técnicos, como a programação e os algoritmos.
Já o “Off Page” envolve influências externas, como o seu relacionamento com o cliente, a concorrência, as parcerias, entre outros.
SEO On Page
SEO Off Page
Com base nessa informação, podemos verificar que atentar para o “On” e “Off” é primordial para posicionar a marca nos buscadores. Mas é importante destacar que, diferente do anúncio pago, apostar nestas técnicas de SEO não significa obter resultados imediatos. Afinal, todo o trabalho realizado organicamente exige paciência, uma vez que lida diretamente com os algoritmos e o comportamento do cliente.
E claro, escolher uma plataforma que permite fazer as otimizações é determinante para o sucesso do negócio. Na Tezus, utilizamos a Magento, líder no mercado digital. Faça contato com a nossa equipe e dê mais um importante passo para transformar a sua loja online.
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