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Quais são os principais indicadores de desempenho no e-commerce?

por Julio Lazzaron em 07/12/2021 9 min min de leitura

Se você já ouviu falar sobre as métricas online mas não faz ideia de quais são elas, está na hora de se atualizar. Isto porque um dos princípios básicos para o sucesso do e-commerce está relacionado a Key Performance Indicators(KPI), ou indicadores-chave de performance, ferramenta de gestão que sustenta as decisões do negócio. Quer saber mais sobre ela? Então aproveite este post e anote todas as dicas da Tezus.

Antes de revelar os principais KPIs, precisamos entender que eles são fundamentais para analisar o cenário em que a empresa está atualmente. Com estes indicadores é possível visualizar quais processos devem ser aprimorados e identificar aqueles que geram bons resultados. Ou seja, por meio dos KPIs consegue-se traçar excelentes estratégias de vendas para o e-commerce.

Mas é importante lembrar que, dependendo da fase em que a empresa está, alguns processos exigirão mais atenção. Se o seu negócio está no estágio inicial, por exemplo, o foco deve estar nas estratégias de relacionamentos e conversão de leads. Já para as lojas mais consolidadas, uma boa dica é apostar na usabilidade e na retenção dos clientes.

Independente disso, tenha em mente que estes dados precisam ser mensuráveis, verificáveis (que já tenham histórico) e periódicos (possam ser acompanhados de tempos em tempos).

Quais são os principais indicadores de desempenho (KPIs)?

1. Taxa de Conversão (CVR)

Conversão é sinônimo de venda. Por isso este é um dos indicadores de desempenho mais importantes, afinal ele avalia se o e-commerce está convertendo os visitantes em clientes.

Segundo o site E-commerce Brasil, para calcular esta métrica é preciso dividir o número de pedidos gerados pelo número de visitantes. Depois, basta multiplicar o resultado por 100. “Por exemplo: se uma página tem 300 mil visitas e cerca de 20 mil pedidos mensais, temos: Taxa de conversão = (20.000 / 300.000) × 100 = 6,7%”.

2. Taxa de Rejeição

Também conhecida como “Bounce Rate”, esta taxa representa o percentual de visitantes que acessam a loja, mas não navegam em nenhuma outra página do site além da primeira acessada.

Este movimento pode ser obtido acessando o Google Analytics do site e o resultado não deve ultrapassar 40%.

3. Ticket Médio

Este é o valor médio que você fatura por consumidor e ele deve ser sempre maior que o CAC. É um indicador que pode ser facilmente melhorado, pois com estratégias simples você já obtém ótimos resultados.

Recomende produtos semelhantes, instigue seu cliente ou ofereça condições especiais para despertar o desejo de compra.

4. Custo de Aquisição de Cliente (CAC)

O Custo de Aquisição de Clientes mostra o quanto você precisa investir para conseguir um novo cliente.

Para mensurá-lo basta somar o capital aplicado em marketing e dividir pelo total de consumidores obtidos naquele período (semanal, mensal, trimestral ou anual). Se o resultado for baixo, representa que a sua campanha não teve a efetividade desejada.

5. Retorno sobre o Investimento (ROI)

O ROI indica o lucro obtido sobre os investimentos feitos. Seu objetivo é sempre ser positivo e cada vez maior.

Você pode mensurá-lo com base em todo o negócio ou apenas em um setor. Independente da escolha, seu cálculo é feito subtraindo os custos do valor total da receita. Depois, este resultado deve ser dividido pelos custos e multiplicado por 100.

[ROI = Receitas - custos / custos *100]

[ROI = R$10.000 - R$3.000/R$3.000 * 100]

[ROI = 133%]

6. Taxa de Abandono de Carrinho

Você já deve ter reparado que muitos clientes selecionam itens para compra, colocam eles no carrinho, mas não finalizam o processo.

Isso acontece devido ao frete alto, as poucas formas de pagamento, a insegurança do consumidor ou mesmo erros do site. Se este indicador estiver muito alto, verifique quais etapas do processo de conversão estão com alguma deficiência.

Melhore seus indicadores

Conferiu as dicas sobre os indicadores de desempenho e ficou na dúvida se o seu negócio está no caminho certo? Então contate a equipe da Tezus que vamos te ajudar a monitorar o seu e-commerce e alavancar os resultados.

Acesse o blog e confira outras dicas que podem te ajudar a impulsionar as vendas.

E como a Tezus pode te ajudar?

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