Traçar estratégias de usabilidade auxiliam na conquista de novos clientes e facilitam o relacionamento com o público alvo.
No universo digital, o principal objetivo do e-commerce é atender as necessidades dos clientes. E para que este resultado seja alcançado não basta apenas oferecer condições e promoções imperdíveis para os usuários, é preciso conhecê-los a fundo e criar um ambiente de fácil acesso para lhes entregar a melhor experiência.
Entender quem realmente consome seus produtos e serviços é indispensável para a trajetória da empresa. Afinal, traçando o perfil do público-alvo é possível estabelecer uma comunicação mais certeira e aumentar o engajamento, bem como a conversão de vendas.
Além disso, com estes dados em mãos consegue-se estabelecer um plano estratégico e desenvolver produtos e serviços que atendam às necessidades específicas dos consumidores.
De acordo com o site da Neipatel, “o público-alvo é aquele que vai comprar seus serviços/produtos e gerar lucros para sua empresa”, ou seja, são pessoas e/ou empresas que têm interesse no que você fornece.
E para definir quem é o consumidor ideal, é preciso saber qual o seu modelo de negócio e fazer as seguintes perguntas:
A grande vantagem de ter o público-alvo definido é que você consegue gerar uma diferenciação dos seus concorrentes, pois passa a tratar os clientes com mais intimidade e assertividade.
Bem, de nada adianta você conhecer o seu público, lançar boas estratégias de marketing se, ao entrar em seu site, o cliente não consegue efetivar a compra.
Dito isso, podemos afirmar que a usabilidade é uma questão de sobrevivência para as plataformas online. Ela se resume à facilidade com que o usuário tem de navegar e interagir no site, desde o primeiro acesso até sair da plataforma.
Por isso é importante que os botões de acesso e informações estejam claras em sua página. Facilite os processos e as formas de contato do consumidor com a sua equipe.
Não o deixe esperando muito tempo, nem mesmo frustre sua experiência de compra. Quanto mais positivo for o processo de aquisição do produto/serviço, maiores são as chances de fidelizar o cliente.
Aqui no blog da Tezus nós já trouxemos um conteúdo exclusivo sobre usabilidade e qual a importância deste conceito para evitar os abandonos de carrinho. Afinal, a desistência das compras representa quase 80% dos movimentos em e-commerces.
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