Um estudo recente divulgado pela Dunnhumby, empresa global que trabalha com ciência de dados do consumidor, revelou um novo cenário para as lojas online. Diferente do que se acreditava, após o recuo da pandemia, boa parte dos consumidores retornaram aos antigos hábitos e voltaram a apostar nas compras em estabelecimentos físicos. Diante disso, qual será o futuro dos investidores de e-commerces e marketplaces? Será que as lojas online terão uma queda?
De acordo com o estudo da Dunnhumby, realizado no final de 2021, as lojas físicas tiveram uma retomada positiva em seus negócios e atingiram a marca de 60% de representatividade sobre as vendas totais. Já o digital dominou os 40% restantes.
Apesar desta mudança no cenário, ainda assim, a pesquisa esclarece que a retomada das compras físicas não representa um risco para os empresários online. Mas sim uma oportunidade de equilibrar os dois canais de vendas.
Mesmo com o retorno das atividades presenciais, a empresa global revelou que muitos consumidores se acostumaram com a facilidade e a segurança das compras online. Boa parte disso se deve às vantagens de pagamento, descontos, variedades de produtos, entre outras possibilidades no qual o digital se sobressai sobre o físico.
Além disso, ainda de acordo com a Dunnhumby, “dois terços dos brasileiros se acostumaram a comprar tanto de uma forma quanto da outra”. Ou seja, o presencial não necessariamente retomará o espaço conquistado pelo universo digital, afinal, poder comprar em poucos cliques e do conforto de casa é extremamente atrativo.
Qual a aposta dos e-commerces no momento?
Considerando que alguns setores foram mais afetados do que outros na pandemia, como revela Adriano Barbosa, sócio-fundador da Cine Couple, em entrevista para o portal Terra, uma carência que está muito presente entre os lojistas é a busca por bons fornecedores, confiáveis, de qualidade e preço justo.
Isto abriu um novo nicho de mercado digital, focado no atendimento B2B, ou seja, de empresa para empresa. É um modelo de negócio que engloba marcas que fornecem produtos e serviços para outras empresas. E levando em conta o quesito globalização e o retorno sobre investimentos, operar na internet é uma grande oportunidade econômica para os comerciantes.
Quais são as vantagens do e-commerce b2b?
A principal vantagem que o e-commerce b2b dá aos clientes (e aqui nos referenciamos a outra empresa) é a facilidade do autoatendimento. “Com essa vantagem, muitas das funções solicitadas pelos clientes podem ser realizadas na plataforma de compras, sem necessidade de intervenção humana” (E-commerce Brasil).
Além disso, destacam-se também:
Já para quem pretende investir neste nicho de mercado, as vantagens incluem ainda a operação sem limitações geográficas e físicas, bem como a possibilidade de personalizar o atendimento, proporcionando vantagens competitivas para o cliente.
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