Sim! Sem dúvidas, a taxa de rejeição é importante para o e-commerce. Na verdade, independente do segmento, essa métrica precisa ser observada o tempo todo para que os melhores resultados prevaleçam e você obtenha um bom desempenho financeiro. Mesmo assim, muitas empresas ainda insistem em ignorá-la, sem saber do grande potencial estratégico que pode ser revelado por meio da sua análise.
A “taxa de rejeição” pode ser entendida com uma métrica que mostra a interação do usuário com a página. Revela o comportamento do visitante, de modo a calcular o tempo que ele ficou no site, se teve alguma interação ou simplesmente foi embora sem acessar o restante dos conteúdos.
No e-commerce isso representa saber se o cliente navegou pelas categorias, produtos e indicações da página, ou mesmo se ele encaminhou um produto para o carrinho. Acessar um link sem interagir pode representar que:
A maioria dos sites utilizam o Google Analytics para obter os dados da taxa de rejeição. A ferramenta é a mais conhecida do mercado e fornece as informações com base na quantidade de acessos, caminho dos usuários, sessões populares e outros quesitos.
Todas as informações coletadas são baseadas nas interações em um determinado período de tempo, normalmente 30 minutos.
Diversas variáveis podem determinar o que é uma “boa” taxa de rejeição. De acordo com o site Neipatel, “coisas como o seu tipo de negócio, indústria, país e os tipos de dispositivos que os seus visitantes estão usando influenciam em qual seria uma boa média para o seu site”.
Para as lojas virtuais, é possível classificar a taxa da seguinte maneira:
Como diminuir a taxa de rejeição?
Algumas medidas podem ser tomadas para melhorar o desempenho do e-commerce. Sendo elas:
“É necessário atualizar constantemente os conteúdos da sua loja virtual, seja uma informação que já ficou ultrapassada ou um produto que apresenta um novo benefício, por exemplo” (e-commerce Brasil).
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