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Taxa de rejeição: saiba da sua importância para o e-commerce.

por Julio Lazzaron em 03/03/2022 min de leitura
Descubra como essa métrica pode aumentar o faturamento da sua loja virtual.

Sim! Sem dúvidas, a taxa de rejeição é importante para o e-commerce. Na verdade, independente do segmento, essa métrica precisa ser observada o tempo todo para que os melhores resultados prevaleçam e você obtenha um bom desempenho financeiro. Mesmo assim, muitas empresas ainda insistem em ignorá-la, sem saber do grande potencial estratégico que pode ser revelado por meio da sua análise. 

A “taxa de rejeição” pode ser entendida com uma métrica que mostra a interação do usuário com a página. Revela o comportamento do visitante, de modo a calcular o tempo que ele ficou no site, se teve alguma interação ou simplesmente foi embora sem acessar o restante dos conteúdos.

No e-commerce isso representa saber se o cliente navegou pelas categorias, produtos e indicações da página, ou mesmo se ele encaminhou um produto para o carrinho. Acessar um link sem interagir pode representar que:

 
  • a usabilidade do site possui falhas
  • as páginas demoram para carregar
  • o conteúdo não é atraente
  • as formas de pagamento estão indisponíveis ou com falhas
  • o site não responsivo
  • o preço pode estar acima do praticado no mercado
  • o layout está confuso
  • entre outras
 

Como calcular a taxa de rejeição?

A maioria dos sites utilizam o Google Analytics para obter os dados da taxa de rejeição. A ferramenta é a mais conhecida do mercado e fornece as informações com base na quantidade de acessos, caminho dos usuários, sessões populares e outros quesitos. 

Todas as informações coletadas são baseadas nas interações em um determinado período de tempo, normalmente 30 minutos.

 

Existe uma taxa de rejeição aceitável?

Diversas variáveis podem determinar o que é uma “boa” taxa de rejeição. De acordo com o site Neipatel, “coisas como o seu tipo de negócio, indústria, país e os tipos de dispositivos que os seus visitantes estão usando influenciam em qual seria uma boa média para o seu site”.

Para as lojas virtuais, é possível classificar a taxa da seguinte maneira:

  • Menor que 20%  - excelente;
  • Entre 20% e 40% -  média aceitável;
  • Entre 40% e 70% - alguns fatores necessitam de melhorias;
  • Taxa acima de 70% - é preciso rever conceitos e estruturas do e-commerce.
 

Como diminuir a taxa de rejeição?

Algumas medidas podem ser tomadas para melhorar o desempenho do e-commerce. Sendo elas:

  • Atrair os visitantes certos: Use técnicas de SEO e palavras-chaves para impulsionar os conteúdos.  
  • Melhore a usabilidade: Isso ajudará a ser mais eficiente e suprir as necessidades do cliente.
  • Utilizar os CTAs: chame a atenção do cliente para que ele continue interagindo no site. Materiais com chamadas “Call to Action” possuem maiores chances de conversão.
  • Manter a qualidade dos conteúdos: Lembre-se de compartilhar informações relevantes para o usuário

“É necessário atualizar constantemente os conteúdos da sua loja virtual, seja uma informação que já ficou ultrapassada ou um produto que apresenta um novo benefício, por exemplo” (e-commerce Brasil).

 

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