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Usabilidade: o segredo para evitar o abandono de carrinho

por Julio Lazzaron em 30/11/2021 9 min min de leitura

Se você trabalha com e-commerce e está preocupado com o fato de muitos clientes não finalizarem as compras online, saiba que este é um movimento bastante comum  em lojas virtuais. Pesquisas feitas pela empresa britânica de marketing comportamental, SaleCycle, mostram que a taxa média global de "abandono do carrinho" chega a quase 80%. Mas será que é possível evitar esse comportamento do consumidor?

A resposta é SIM. E o primeiro passo para se obter uma boa estratégia de venda resume-se a entender o cliente. Ou seja, é preciso saber o que o levou a desistir da compra para então traçar metas, a fim de reduzir o índice de abandono de carrinhos.

E, neste sentido, a “usabilidade” tem papel fundamental para as empresas aumentarem a taxa de conversão e criarem uma excelente experiência de compras.

O que é usabilidade?

Antes de definirmos o termo, precisamos observar as principais causas da desistência de compras online. São elas:

  • Custos altos de frete;
  • Entrega demorada;
  • Forma de pagamento não disponível;
  • Erros no site e travamento;
  • Dificuldade na política de devolução;
  • Desconfiança sobre a segurança do site;
  • Exigência de muitos dados pessoais no cadastro;
  • Dificuldade para encontrar o produto.

Com base nestes tópicos pode-se concluir que a “usabilidade” tem como objetivo eliminar e/ou reduzir tais problemas. 

No e-commerce, ela se resume à preocupação que a empresa tem em ser eficiente para o seu usuário. É quando a loja virtual é desenvolvida pensando na experiência do consumidor, facilitando a procura do produto e conclusão da compra. 

Ao ter uma boa usabilidade, a taxa de conversão melhora e, consequentemente, o sucesso do seu empreendimento aumenta também. 

Como aplicar usabilidade no e-commerce

Algumas práticas são consideradas essenciais para o e-commerce, condições necessárias para a sobrevivência do negócio. Conheça quatro delas:

Mantenha um padrão e otimize a visualização

Para facilitar a busca pelos produtos e informações, use cores e tons que geram contraste, assim como letras em tamanhos adequados. Pense na inclusão social e tenha uma descrição para surdos e cegos, quando possível.

Outro ponto importante é que, ao manter um layout organizado, você estará  transmitindo segurança ao cliente. Para ajudar na credibilidade também é possível utilizar selos de segurança, telefones, endereços e garantias.

Tenha um layout responsivo

O Google estima que 41% das compras online de 2021 serão realizadas em um smartphone. Ou seja, ter um site responsivo não é apenas uma questão de escolha, representa estar adequado ao novo comportamento do consumidor. Hoje é preciso que as páginas online estejam preparadas para os diferentes formatos e resoluções dos celulares.

Certifique-se sobre a plataforma de hospedagem do seu site

Quando você tem um site que não tranca, tem uma boa disposição dos produtos, facilita as condições de pagamento e passa a sensação de segurança, aumentam-se as chances de o cliente retornar a loja e recomendá-la para terceiros.

A Tezus disponibiliza a plataforma Magento, uma das mais conceituadas e confiáveis do mercado. Ela foi projetada para ser Omnichannel e fornece suporte aos ambientes mais complexos. Transformamos todos os processos de compras em experiências simples, práticas e fáceis. Clique aqui e saiba mais sobre a Magento.

Exija apenas informações essenciais para a compra

Fazer o cliente preencher diversos campos para criar um cadastro pode reduzir o desejo de compra. Por isso, peça apenas os dados que façam sentido para a aquisição e entrega do produto. São eles os dados pessoais (nome completo, CPF, telefone para contato, e-mail e endereço) e a forma de pagamento.

Deixe as informações claras

É comum que, ao chegar na fase de finalização da compra, muitos clientes abandonem o processo, pois descobrem que o preço do frete é maior ou que a sua região não é contemplada com a entrega, por exemplo.

Por isso, deixe bem claro todas as condições de pagamento, frete e formas de entrega para evitar a frustração do cliente. Desta forma, a experiência do consumidor será positiva.

Gostou das dicas para manter o seu e-commerce em dia? Nos siga nas redes sociais e acompanhe o blog semanalmente  para mais dicas que vão alavancar o seu negócio.

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