Se você trabalha com e-commerce e está preocupado com o fato de muitos clientes não finalizarem as compras online, saiba que este é um movimento bastante comum em lojas virtuais. Pesquisas feitas pela empresa britânica de marketing comportamental, SaleCycle, mostram que a taxa média global de "abandono do carrinho" chega a quase 80%. Mas será que é possível evitar esse comportamento do consumidor?
A resposta é SIM. E o primeiro passo para se obter uma boa estratégia de venda resume-se a entender o cliente. Ou seja, é preciso saber o que o levou a desistir da compra para então traçar metas, a fim de reduzir o índice de abandono de carrinhos.
E, neste sentido, a “usabilidade” tem papel fundamental para as empresas aumentarem a taxa de conversão e criarem uma excelente experiência de compras.
Antes de definirmos o termo, precisamos observar as principais causas da desistência de compras online. São elas:
Com base nestes tópicos pode-se concluir que a “usabilidade” tem como objetivo eliminar e/ou reduzir tais problemas.
No e-commerce, ela se resume à preocupação que a empresa tem em ser eficiente para o seu usuário. É quando a loja virtual é desenvolvida pensando na experiência do consumidor, facilitando a procura do produto e conclusão da compra.
Ao ter uma boa usabilidade, a taxa de conversão melhora e, consequentemente, o sucesso do seu empreendimento aumenta também.
Algumas práticas são consideradas essenciais para o e-commerce, condições necessárias para a sobrevivência do negócio. Conheça quatro delas:
Para facilitar a busca pelos produtos e informações, use cores e tons que geram contraste, assim como letras em tamanhos adequados. Pense na inclusão social e tenha uma descrição para surdos e cegos, quando possível.
Outro ponto importante é que, ao manter um layout organizado, você estará transmitindo segurança ao cliente. Para ajudar na credibilidade também é possível utilizar selos de segurança, telefones, endereços e garantias.
O Google estima que 41% das compras online de 2021 serão realizadas em um smartphone. Ou seja, ter um site responsivo não é apenas uma questão de escolha, representa estar adequado ao novo comportamento do consumidor. Hoje é preciso que as páginas online estejam preparadas para os diferentes formatos e resoluções dos celulares.
Quando você tem um site que não tranca, tem uma boa disposição dos produtos, facilita as condições de pagamento e passa a sensação de segurança, aumentam-se as chances de o cliente retornar a loja e recomendá-la para terceiros.
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Fazer o cliente preencher diversos campos para criar um cadastro pode reduzir o desejo de compra. Por isso, peça apenas os dados que façam sentido para a aquisição e entrega do produto. São eles os dados pessoais (nome completo, CPF, telefone para contato, e-mail e endereço) e a forma de pagamento.
É comum que, ao chegar na fase de finalização da compra, muitos clientes abandonem o processo, pois descobrem que o preço do frete é maior ou que a sua região não é contemplada com a entrega, por exemplo.
Por isso, deixe bem claro todas as condições de pagamento, frete e formas de entrega para evitar a frustração do cliente. Desta forma, a experiência do consumidor será positiva.
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